Os gêmeos siameses Davi e Saulo, que nasceram ligados pelo abdômen no mês de maio deste ano, foram separados por meio de um processo cirurgico na útlima terça-feira (17). Os gêmeos já estavam a alguns meses em processo de preparação para essa cirurgia.
Segundo a Assessoria de Imprensa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, a operação foi bem sucedida.
Os gêmeos estavam compartilhando o mesmo fígado, o que já era sabido pela equipe médica. Mas foi só durante o processo de separação que notaram que eles também partilhavam o músculo do diafragma. No momento eles encontram-se na UTI Pediátrica e respiram com a ajuda de aparelhos, mas estão em boas condições.
A mãe dos gêmeos afirma que está feliz com o resultado e está aguardando mais informações sobre as próximas etapas da recuperação.
Veja abaixo na íntegra a nota divulgada pelo Imip:
"A assessoria de comunicação do Imip informa que, em mais uma etapa do tratamento médico planejado, na manhã desta terça feira (17.12) os gêmeos siameses D.R. e S.R., nascidos no dia 13 de maio do corrente ano, passaram por um procedimento cirúrgico para separação anatômica/funcional de ambos.
O processo cirúrgico, que ocorreu sem nenhuma intercorrência, transcorreu em 4h e 22min, contou com a participação de uma equipe médica composta de 11 especialistas médicos (cirurgiões pediátricos, cirurgiões plásticos e anestesiologistas), além de 3 enfermeiras, 4 instrumentadoras e 6 técnicas de enfermagem.
Durante o procedimento cirúrgico foi constatado que, além da existência do compartilhamento do fígado, havia compartilhamento de segmento anterior do musculo diafragma. Após a separação cada um dos pacientes ficou com metade do figado. Os gêmeos foram submetidos a uma reconstrução do diafragma, além da reconstrução da parede abdominal e torácica antero inferior com aposição de tela.
No momento, os pacientes encontram-se em recuperação pós-operatória na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica, em boas condições clínicas e em assistência ventilatória assistida".
Veja também: Uma jovem e o padastro são encontrados mortos amarrados em uma árvore em Goiás