Em janeiro deste ano houve um aumento no número de casos de dengue em Pernambuco de 43,77% comparando com o mesmo período do ano passado.
Embora o país tenha reduzido em 60% os registros da doença, tem ocorrido o oposto em Pernembuco tendo em visto o súbito aumento.
Na última quarta-feira (dia 01) a Secretaria de Saúde do estado lançou o Plano Estadual de Contigência da Dengue com a finalidade de intensificar o combate a doença em Pernambuco.
Este ano já foram notificados 1.800 casos de dengue em Pernambuco. Em Janeiro de 2011 houve 1252 ocorrências registradas. Durante o ano de 2011 houve ao todo 38.700 casos notificados em 185 cidades. Entre eles 13.933 eram casos de dengue tipo clássica e houve 48 óbitos.
Carpina está entre os 10 municípios com maior números de casos de dengue pois já foram registrados 92 casos. Outros municípios com alto índice são:
Recife com 531 casos, Jaboatão dos Guararapes com 183 casos, Exu com 159, Limoeiro com 103, caruaru com 102, Olinda com 67, Afogados da Ingazeira com 50, Ipojuca com 45 e Araripina com 35 casos.
O Governo do Estado pretende investir R$ 11,6 milhões em campanhas para o combate a dengue, sendo R$ 5,6 milhões do governo do estado e o restante proveniente do Ministério da Saúde.
De acordo com Antônio Carlos Figueira, secretário Estadual de Saúde, houve um aumento de 20% na captação de recursos. "Este ano, tivemos um aperfeiçoamento no plano, além de mais recursos, contamos com o aumento da capacitação dos profissionais, a aquisição de equipamentos e a descentralização dos exames para identificar
os quatro sorotipos", afirmou. Os exames que antes eram realizados em Recife, Caruaru, Petrolina e Limoeiro agora também são realizados em Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Palmares.
"A população precisa ser o principal agente de controle da dengue" - essa é a metodologia da campanha. E para isso serão distribuídos panfletos, cartazes, camisas e bonés nos municípios além de jogos e cartilhas educativas nas escolas.
Veja outras matérias:
Pedalando de São Paulo a Pernambuco