Na noite da última quinta-feira (20), uma bebê de aproximadamente cinco meses foi encontrada abandonada dentro de uma bolsa, próxima a uma árvore (foto acima), na Rua Zeferino Agra, bairro do Arruda, Zona Norte do Recife.
O caso foi divulgado pela Polícia Militar (PM) nesta sexta-feira (21). Policiais do 13º Batalhão foram acionados pelo Centro de Operações Policiais Militares (Copom) por volta das 23h30 e resgataram a criança, que estava sem identificação.
Bebê foi Encontrada Dentro de uma Bolsa
Dentro da bolsa onde a bebê foi encontrada, havia três fraldas descartáveis, uma escova e uma mamadeira. Segundo a PM, a criança vestia apenas uma camisa regata, uma fralda e uma calcinha de bebê. O técnico em refrigeração Silvano Romeu, que encontrou a menina e acionou a polícia, relatou a emoção do momento:
"Ela estava toda encolhidinha dentro da bolsa. Peguei a menina no colo e tirei a camisa dela, pois estava molhada de suor. Para ser sincero, fiquei muito nervoso. Já passei por muita coisa na minha vida, mas encontrar uma criança assim me abalou muito. Tenho a intenção de adotá-la, mas sei que há protocolos a serem seguidos", afirmou.
Siga o Canal do Divulga no Portal no WhatsApp
Atendimento Médico e Acolhimento da Criança
A bebê foi levada pelos policiais até a emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Segundo a Polícia Militar, a criança recebeu atendimento médico e ficou sob os cuidados da assistência social da unidade de saúde. Posteriormente, o Conselho Tutelar será responsável pelo acolhimento da vítima.
A major da PM Carla Oliveira afirmou que a bebê estava aparentemente saudável: "Não havia nenhuma marca pelo corpo. O efetivo relatou que, no momento em que chegou, ela estava chupando o dedinho e não chorava".
Mãe da Bebê Foi Localizada
Na manhã desta sexta-feira (21), a mãe da bebê foi localizada. Trata-se de uma jovem de 16 anos, que foi encaminhada ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. A família da criança também foi encontrada e recebeu atendimento do Conselho Tutelar da Encruzilhada, na Zona Norte da cidade.
O caso segue sob investigação para entender as circunstâncias do abandono e definir as medidas que serão adotadas para garantir o bem-estar da criança.
Imagem: Reprodução
Veja também: Prefeitura de Carpina se reúne com ambulantes e apresenta nova área para realocação