Um Fórum que terá início na próxima quarta-feira (12) e se encerrará no sábado, dia 15, em Maceió, Alagoas, abordará temas que já tem ajudado e promemtem ser uma revolução no tratamento cirúrgico.
Entre os temas que serão abordados, tratamento com células-tronco aplicadas ao coração e cirúrgias sem uso de sangue, que será de grande ajuda para àqueles que não aceitam transfusões, entre eles as Testemunhas de Jeová. As discussões ocorrerão no XXIV Fórum Científico, que congregará simultaneamente mais dez outros eventos sobre cardiologia.
Pesquisas recentes vêm mostrando que nos últimos anos significativos avanços têm sido registrados nessas duas terapias. A “cirurgia sem sangue” já é uma realidade e passa, agora, por aperfeiçoamento. O uso de células-tronco ainda se mostra um mundo sem fronteiras, com perspectivas de cura até pouco tempo consideradas inatingíveis.
Problema ético - A “cirurgia sem sangue” chegou para pôr fim a um problema ético para médicos e religiosos, como as Testemunhas de Jeová, que não aceitam transfusão de sangue. Embora alguns hospitais no Brasil ja tenham realizado cirúrgias cardíacas sem o uso do sangue em pacientes que são Testemunhas de Jeová, ainda há muita objeção por parte da classe médica em aceitar tal procedimento.
Mas agora, com os avanços tecnológicos, essa modalidade de cirurgia continua avançando e não é feita mais apenas na área cardíaca. Ela utiliza um equipamento que recupera o sangue perdido durante a cirurgia e o faz retornar ao corpo do paciente. No Instituto de Doenças do Coração da Santa Casa de Maceió esse tipo de cirurgia já está sendo feito.
O cirurgião e pesquisador britânico Stephen Geoffrey Pollard, garante que os índices de morbidade e de mortalidade entre os que se submetem a “cirurgia sem sangue” são “pelo menos iguais aos dos pacientes que recebem sangue, porém, em muitos casos, esses pacientes são poupados das infecções e complicações pós-operatórias freqüentemente atribuídas ao sangue”.
Em nível internacional, o fórum terá as participações das entidades IACS (International Academy of Cardiovascular Sciences South American Section), Sociedad Latino Americana de Cirugia Cardiovascular, Sociedad Peruana de Cirugia Cardiaca Toracica y Vascular, Facultad de Medicina UBA (Argentina), University of Manitoba (Canadá), Institute of Cardiovascular Sciences (University of Miami , USA), Department of Cardiothoracic Surgery University of Ottawa (Canadá) e Medical Devices Innovation Institute.
As inscrições para participação no Fórum Científico poderão ser feitas no local. Cardiologistas e profissionais de outras áreas (biomedicina, pediatria, pneumologia, anestesiologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, clínica médica e área de imagens e diagnóstico) e estudantes dessas das áreas médicas também são esperados nos eventos. A programação completa está no site http://forumcientifico.com/.
Veja também:
Vídeo do velório das 14 vítimas Testemunhas de Jeová em Honduras
Ônibus com Testemunhas de Jeová cai de barranco e 14 pessoas morrem