No module Published on Offcanvas position

As “vítimas esquecidas” do regime nazista

 
 
No dia 27 de janeiro, muitas pessoas ao redor do mundo irão celebrar o Dia Internacional da Memória do Holocausto.
 
Essa data foi escolhida porque marca o aniversário da libertação de Auschwitz — o maior campo de concentração e extermínio nazista, ocorrido há 79 anos.
 
A instituição desse dia visa educar e conscientizar o público sobre o Holocausto e homenagear oficialmente todas as vítimas do regime nazista. Entre essas estão 6 milhões de judeus e milhões de polacos, eslavos, ciganos, homossexuais e pessoas com deficiência. Além desses, outro grupo perseguido foi as Testemunhas de Jeová. 
 
O professor Detlef Garbe, ex-diretor do Memorial do Campo de Concentração de Neuengam-me, disse: “As Testemunhas de Jeová, que foram submetidas à perseguição implacável no Terceiro Reich, estão entre as chamadas ‘vítimas esquecidas’ do regime nazista. Durante décadas, elas foram ignoradas [...] apesar de um número considerável de Testemunhas de Jeová terem sofrido perseguição e morte.”
 
As Testemunhas de Jeová foram perseguidas e oprimidas porque se recusaram a pegar em armas ou concordar com a ideologia de ódio dos nazistas.
 
 
 
 
“As Testemunhas de Jeová foram o único grupo cristão sob o domínio do Terceiro Reich a ser identificado com um símbolo de prisioneiro separado: o triângulo roxo. Elas foram perseguidas apenas por causa de suas convicções religiosas”, diz Melquizedeque Leite, porta-voz das Testemunhas de Jeová. “Os nazistas ofereceram liberdade se elas renunciassem à sua fé cristã e apoiassem o regime. No entanto, elas foram corajosas e se apegaram aos valores cristãos — lealdade a Deus e amor ao próximo.”
 
Alguns dados sobre a perseguição às Testemunhas de Jeová pelo regime nazista:
Das cerca de 35 mil Testemunhas de Jeová na parte da Europa ocupada pelos nazistas, em torno de 13.400 foram perseguidas pelo regime;
Cerca de 11.300 foram presas;
Umas 4.200 foram enviadas para campos de concentração;
Mais de 1.250 eram menores de idade;
Cerca de 600 crianças foram tiradas dos pais à força pelo governo nazista;
Pelo menos 72 Testemunhas de Jeová foram mortas por eutanásia;
Ao menos 548 (algumas menores de idade) morreram por execução ou homicídio;
No total, cerca de 1.600 Testemunhas de Jeová morreram por causa da perseguição;
Estima-se que 6 mil Testemunhas de Jeová foram detidas em prisões ou campos de concentração durante a época do Holocausto.
 
Para saber mais sobre as Testemunhas de Jeová, visite o site JW.ORG. Todo o conteúdo é gratuito e não é necessário se cadastrar.

Porta-voz das Testemunhas de Jeová
Melquizedeque Leite
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Veja também: O Poder Transformador da Esperança: Navegando Pelas Águas da Incerteza

 

 

Baixe nosso aplicativobaixe app

Gilberto Jr.'s Avatar

Gilberto Jr.

Criador de conteúdo do site Divulga no Portal desde 2019. Estudante de TI pela Uninassau. Contato: [email protected]