O retrospecto do Corinthians contra o adversário da final da Copa Libertadores, o Boca Juniors, não é nem um pouco animador. Nas últimas 5 partidas disputadas contra os argentinos o time brasileiro não venceu.
As equipes já se enfrentaram duas vezes ao longo da história na Libertadores, com vitória a favor do Boca em La Bombonera no jogo de ida e empate no Morumbi em São Paulo. O primeiro encontro na Libertadores aconteceu nas oitavas de final de 1991. O vilão corintiano foi o zagueiro Guinei, e o algoz argentino o lendário atacante Gabriel Batistuta.
Na partida de ida, em La Bombonera, os donos da casa saíram na frente com Graciani, mas o Corinthians empatou ainda no primeiro tempo com Giba. No segundo tempo, Batistuta marcou duas vezes e deixou os 'Xeneizes' em vantagem. Depois de atuação desastrosa em Buenos Aires, Guinei falhou logo no começo da partida no Morumbi, Graciani fez 1x0 e a tarefa corintiana se tornou ainda mais difícil.
Paulo Sérgio empatou, mas faltavam outros dois gols para levar o confronto aos pênaltis. Dessa vez, quem fará a diferença? Quem será o 12º Jogador?