Na manhã deste sábado foram presos Henrique Maciel Carmo de Lima e a esposa dele. Henrique é o dono da empresa Priples que tem sede na cidade do Recife, capital Pernambucana.
O casal que foi detido em sua casa, no bairro de Boa Viagem, e está sendo investigado por suspeita de crime contra a econômia popular por meio de formação de pirâmide financaeira.
A empresa pernambucana Priples promete uma remuneração de 2% ao usuário que responder perguntas de conhecimentos gerais. De forma que o lucro da empresa seria gerado por meio do cadastramento de pessoas caracterizando a formação de uma pirâmide financeira.
A polícia já havia recebido queixas sobre o não pagamento de usuários no dia previsto. Alguns usuários também fizeram denúncias por não localizar a sede física da empresa.
Henrique Maciel, em depoimento prestado a polícia, afirmou que não promete ganhos financeiros mas apenas crédito de publicidade digital. Alegou também que quem promete o pagamento em dinheiro são os próprios usuários.
Porém, no vídeo abaixo Henrique Maciel fala sobre o projeto da Priples e o esquema do negócio que é característico do esquema de pirâmide.
{youtube}
{/youtube}