A fábrica da Hemobrás em Goiana - PE já começou a funcionar

Nesta última quinta feira (27) entrou em pleno funcionamento as atividades da fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) no minicipio de Goiana - PE, a 63 quilômetros da capital Pernambucana, Recife.

No momento a fábrica da Hemobrás conta com uma câmara de resfriamento que funciona a 35 graus negativos e nela são feitas a recepção, triagem e armazenagem do plasma, uma das partes que compõem o sangue e que contém as proteínas.

Foi nessa última quinta feira que o edifício começou a receber o plasma, sendo este transportado por caminhões que percorrem todo o país nos 115 serviços de hemoterapia. Adriana Parodi, gerente de Plasma e Hemoderivados, explicou como funciona o trabalho realizado por enquanto na Hemobrás: "Após recebermos o plasma, verificamos toda a documentação, que são os relatórios de sorologia emitidos pelos hemocentros, e fazemos nossa verificação da conformidade de temperatura durante o transporte. Após a triagem e a checagem de qualidade, emitimos o material para processamento na França".

Por enquanto o plasma continuará sendo enviado para França para ser transformado em hemoderivados retornando ao Brasil para ser distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, em até 2014, esta fábrica aos poucos, terá todas as etapas de produção para produzir sozinha os medicamentos.

Esta parte da planta industrial que foi inaugurada destina-se a produção de albumina, imunoglobulina (anticorpos), fatores de coagulação VIII e IX, complexo protrombínico e fator de Von Willebrand - tais hemoderivados são atualmente 100% importados pelo governo federal. Os medicamentos que serão produzidos pela Hemobrás poderão atender pacientes que sofrem com doenças como cirrose, hemofilias, Aids, alguns tipos de câncer, imunodeficiência primária além de pessoas que estão em tratamento de terapia intensiva e vítimas de queimaduras.

A segunda etapa que engloba 12 prédios já está em andamento desde o mês de junho de 2011. Entre esses prédios que serão construídos está o que fará o processamento dos plasma sanguíneo e sua transformação em medicamento, além do prédio que fará o envasamento do mesmo. Para esta fase da obra foi feito um investimento de R$ 269 milhões. Ao todo serão 19 blocos que deverão estar funcionando em 2014.

Essa fábrica na cidade de Goiana, PE, fará com que o Brasil se torne um dos 15 países que fabricam medicamentos hemoderivados.

No module Published on Offcanvas position