No module Published on Offcanvas position

Que certeza podemos ter de que a Bíblia é realmente inspirada por Deus

Muitos se perguntam se a Bíblia é realmente um livro de inspiração divina e não um livro de histórias inventadas ou contos.

É fato que muitas pessoas acreditam que a Bíblia é um livro que realmente contém os pensamentos de Deus para os humanos, por outro lado, muitos acham que a Bíblia não passa de apenas um livro de histórias antigas ou de contos.

Existe alguma forma de comprovar que a Bíblia é realmente inspirada por Deus? Podemos afirmar que sim. Na Bíblia encontramos algumas afirmações, razões e comprovações que nos mostram que a Bíblia é realmente de autoria divina.

Para começar, a própria Bíblia se apresenta como sendo a Palavra de Deus. Na primeira carta que o apóstolo Paulo escreveu aos Tessalonicenses ele disse:

"De fato, é por isso que também agradecemos a Deus incessantemente, porque, quando receberam a palavra de Deus, que ouviram de nós, vocês a aceitaram não como a palavra de homens, mas pelo que ela realmente é, a palavra de Deus, que também atua em vocês, crentes". - 1 Tes. 2:13.

Outro ponto que precisamos levar em consideração é que Deus não pode mentir conforme lemos em Tito capítulo 1 versículo 2, que diz:

"e se baseia numa esperança de vida eterna que Deus, que não pode mentir, prometeu muito tempo atrás". - Tito 1:2.

Então até o momento vimos que a própria Bíblia se apresenta como sendo a palavra de Deus e que Ele não pode mentir.

Se de fato a Bíblia é inpirada por Deus, ela precisa ser um livro diferente de qualquer outro livro. E podemos ver isso na Bíblia. Por exemplo, tudo o que a Bíblia fala sobre a Ciência está de acordo com o que foi descoberto. Nesse sentido, existem dois textos na Bíblia que chamam muito atenção por se harmonizar perfeitamente com a ciência mesmo tendo sido escritos a milhares de anos atrás, onde não se havia tecnologia para comprovar essas afirmações. O primeiro encontra-se no livro de Jó, capítulo 26, versículo 7, escrito a 1473 anos antes de Cristo, que diz na ítegra:

"Ele estende os céus do norte sobre o vazio, Suspende a terra sobre o nada". - Jó 26:7.

Como a 1473 anos antes de Cristo alguém sabia que a terra estava suspensa sobre o nada? Não havia tecnologia na época para saber isso, ninguém havia subido ao espaço para constatar esse fato.

Outro texto foi escrito à 732 anos antes de Cristo. O Profeta Isaias disse no capítulo 40, versículo 22 do livro de Isaias, o seguinte:

"Há Alguém que mora acima do círculo da terra, E seus habitantes são como gafanhotos. Ele estende os céus como um véu fino E os estica como uma tenda para morar". - Isa. 40:22.


Ou seja, 732 anos antes de Cristo a Bíblia já afirmava que a terra é um círculo ou esfera. Apenas milhares de anos depois a ciência comprovou esses fatos. Isso evidência que a Bíblia realmente é inspirada por Deus. Apenas uma inteligência sobre-humana poderia fornecer tais informações numa época em que a ciência era tão limitada.
Tanto que muitas pessoas da época contrariavam essa ideia, acreditando por exemplo que a terra estava fixa sobre um animal gigantesco. Estar a terra suspensa sobre o nada era algo muito contra as ideias das pessoas naquela época.

Outras evidências que temos da autoria de Deus para a Bíblia são as profecias. Nenhum ser humano é capaz de dizer o que vai acontecer anos e até mesmo séculos a frente com detalhes, mas a Bíblia predisse. Por volta de 732 anos antes de Cristo, o profeta Isaias predisse que um homem chamado Ciro conquistaria a cidade de Babilônia, secaria o rio que circundava a cidade e entraria na cidade pelos portões abertos. A história confirma cada detalhe dessa narrativa bíblica. Ainda a respeito de Babilônia, o profeta Jeremias predisse que ela se tornaria um monte de pedras e nunca mais ninguém moraria nela. Será que isso se cumpriu? Embora seja uma cidade bem localizada estratégicamente, até hoje ninguém mais mora nela, como diz o texto, Babilônia não passa de uma cidade de pedras sobre pedras.

Ademais, vale ressaltar que nenhum outro livro enfrentou tanta oposição ao ser distribuído. Ao longo da história, quem traduzia, imprimia ou até mesmo lesse a Bíblia era chicoteado, perseguido e muitas vezes eram mortos por muitas entidades. Nenhum outro livro enfrentou tanta oposição quanto a Bíblia, mesmo assim, a Bíblia é o livro mais traduzido e impresso na história da humanidade; bilhões de exemplares já foram impressos e ela já foi traduzida em mais de 2700 idiomas.

De fato, a Bíblia é exata em assuntos científicos, em profecias, em conselhos para os pais, mães, filhos, esposas e maridos. É o livro mais completo e moderno que alguém possa ler, nenhum outro se compara a Bíblia. Tem assuntos e conselhos valiosos para qualquer área da nossa vida. Isso prova, sem sombra de dúvidas, que a Bíblia é realmente um livro inspirado por Deus.

 

Foto: Alessandro Souza

 

Veja também: A primeira Bíblia completa em língua brasileira de sinais já está disponível!

 

 

Baixe nosso aplicativobaixe app

Gilberto Silva

Formado em Administração de Empresas

Editor do Divulga no Portal

Focado no uso do CMS Joomla