Neste tópico vamos considerar uma das causas mais comuns sobre acidente de trabalho e que mais tem vitimado trabalhadores - Trabalho em Altura.
Embora um serviço possa parecer simples, e muitos são, o trabalho realizado em alturas pode causar acidentes que são fatais ou deixar sequelas que podem ser irreversíveis. Por isso é importante que o trabalhador receba o treinamento necessário para executar essas tarefas.
É considerado Trabalho em Altura toda e qualquer atividade realizada acima de 2 metros de altura da base principal, com risco de queda do profissional. Por isso, esse tipo de trabalho requer um cuidado todo especial para que possa ser feito de forma segura, de modo a minimizar os riscos corridos pelo trabalhador e oferecendo toda a segurança para que o serviço possa ser executado de forma satisfatória.
Por isso é indispensável o uso de EPI's quando se trata de Trabalho em Altura. O empregador é responsável pelo fornecimento dos equipamentos (EPI's), mas ao trabalhador cabe se certificar do uso correto desses equipamentos, para garantir a sua segurança.
Os principais EPIs para a realização do Trabalho em Altura são:
- Trava-quedas;
- Cinto de Segurança tipo Paraquedista ou Cinto de segurança tipo Alpinista;
- Capacete com jugular;
- Talabartes ajustáveis;
- Talabartes simples;
- Talabarte Y;
- Botinas de segurança;
- Óculos de segurança;
- Luvas de segurança.
Análise de Risco
Um ponto muito importante com relação ao Trabalho em Altura é a Análise de Risco. Ela deve ser realizada obrigatoriamente antes de qualquer atividade em altura. Note abaixo o que se deve considerar antes da realização de um serviço em altura:
- O local em que o serviço será executado e o seu entorno.
- O isolamento e a sinalização no entorno da área de trabalho.
- O estabelecimento dos sistemas e pontos de ancoragem.
- As condições meteorológicas adversas.
- O risco de queda de materiais e ferramentas.
Acreditamos que explicamos os pontos altos nesse post sobre Trabalho em Altura. Mas estamos prontos a responder suas dúvidas. Para isso deixe sua pergunta na caixa de comentários abaixo.