No module Published on Offcanvas position

Paudalho comemora 207 anos de emancipação e dará início a construção estádio

A cidade de Paudalho estará completando nessa sexta-feira (27) 207 anos de amncipação, e estará com uma programação especial para essa comemoração.

Conforme noticiado no site da Prefeitura de Paudalho, os festejos terão início às 5h, com queima de fogos de artifícios. A tarde, o público poderá conferir o desfile de bandas e fanfarras que terá início às 15h entre outras atrações que ocorrerão no decorrer do dia.

À noite, haverá shows no Parque de Eventos Beira Rio com a Banda Sedutora, André Viana, Elvis e Dodô Pressão.

A Prefeitura de Paudalho também dará início nesta sexta-feira (27) as obras de Construção de um estádio municipal. Será assinado a ordem de serviço para o início das obras. A solenidade será durante o dia também no Parque de Eventos Beira Rio.

Conheça um pouco da História de Paudalho

De acordo com o escritor Severino Soares de Araújo, na obra “Paudalho Terra Dos Engenhos”, o Município foi inicialmente povoado pelos índios Tabajara. No começo, por volta de 1591, o local era conhecido como Miritiba, um aldeamento indígena fundado pelos franciscanos, onde posteriormente foi implantado um engenho de açúcar, em 1627, chamado Engenho Aldeia.

Por volta de 1630, as matas do que viriam a ser Paudalho era habitada por homens livres que se dedicavam ao corte do pau-brasil e plantio de lavoura de subsistência. Os “brasileiros”, como eram chamados os cortadores, se recusaram a formar tropas para lutar contra os habitantes do Quilombo dos Palmares, que começava nas atuais terras de Garanhuns.

Em janeiro de 1711 chegou à margem esquerda do rio Capibaribe o colono Joaquim Domingos Telles, vindo de Itamaracá, com alguns parentes e muitos escravos africanos, onde se instalou para explorar novas terras apropriadas para o cultivo da cana de açúcar. Joaquim construiu um engenho que por causa da existência no local de árvores que tinham um cheiro semelhante ao alho, recebeu o nome de engenho Pau de alho ou Pau do alho, de onde vem o nome da cidade.

De acordo com censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estátística (IBGE), já em 2010, Paudalho acumulava uma população de quase 60 mil habitantes.

Veja também: Jovem de 20 anos foi executado com 8 tiros em Guadalajara, distrito de Paudalho, PE

Baixe nosso aplicativo e tenha acesso as novidades na palma de sua mão

Gilberto Silva

Formado em Administração de Empresas

Editor do Divulga no Portal

Focado no uso do CMS Joomla