Seu canal de Notícias de Carpina e Região

Você sabe o que são criptomoedas?

Falando de forma simples, uma criptomoeda é um tipo de dinheiro, assim como as moedas as quais usamos no cotidiano, com a diferença de ser um dinheiro totalmente digital. Além disso, as criptomoedas não são emitidas por nenhum governo (como é o caso do real ou do dólar, por exemplo).

Talvez você se pergunte: "Mas isso é possível?" Para explicar que sim, Fernando Ulrich, autor do livro "Bitcoin: A moeda na era digital", faz uma analogia bem simples: “O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro”. Antes da internet, as pessoas dependiam dos correios para enviar uma mensagem a quem estivesse em outro lugar. Era preciso um intermediário para entregar a mensagem fisicamente, algo que hoje é inimaginável para quem tem acesso a e-mail e outros serviços de como WhatsApp.

Algo semelhante acontecerá com as moedas virtuais no futuro. “Com o Bitcoin você pode transferir fundos de A para B em qualquer parte do mundo sem jamais precisar confiar em um terceiro para essa simples tarefa”, explica Ulrich no livro.

Embora o Bitcoin seja a moeda digital mais conhecida, o conceito de criptomoeda é anterior a ele. Segundo o site Bitcoin.org, mantido pela comunidade ligada ao Bitcoin, as criptomoedas foram descritas pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, que sugeriu usar a criptografia para controlar a emissão e as transações realizadas com um novo tipo de dinheiro. Isso dispensaria a necessidade da existência de uma autoridade central, como acontece com as moedas convencionais.

Mas talvez você ainda pode estar se perguntando: "Se o governo não emite essas moedas, quem as fiscaliza então?" Essa pergunta responderemos no próximo artigo!

Quer começar a investir em criptomoedas? Clique no banner abaixo e abra sua conta na NovaDax.

700X150

compartilhe whatsapp

Baixe nosso aplicativobaixe app