No module Published on Offcanvas position

Você sabe o que são criptomoedas?

Falando de forma simples, uma criptomoeda é um tipo de dinheiro, assim como as moedas as quais usamos no cotidiano, com a diferença de ser um dinheiro totalmente digital. Além disso, as criptomoedas não são emitidas por nenhum governo (como é o caso do real ou do dólar, por exemplo).

Talvez você se pergunte: "Mas isso é possível?" Para explicar que sim, Fernando Ulrich, autor do livro "Bitcoin: A moeda na era digital", faz uma analogia bem simples: “O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro”. Antes da internet, as pessoas dependiam dos correios para enviar uma mensagem a quem estivesse em outro lugar. Era preciso um intermediário para entregar a mensagem fisicamente, algo que hoje é inimaginável para quem tem acesso a e-mail e outros serviços de como WhatsApp.

Algo semelhante acontecerá com as moedas virtuais no futuro. “Com o Bitcoin você pode transferir fundos de A para B em qualquer parte do mundo sem jamais precisar confiar em um terceiro para essa simples tarefa”, explica Ulrich no livro.

Embora o Bitcoin seja a moeda digital mais conhecida, o conceito de criptomoeda é anterior a ele. Segundo o site Bitcoin.org, mantido pela comunidade ligada ao Bitcoin, as criptomoedas foram descritas pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, que sugeriu usar a criptografia para controlar a emissão e as transações realizadas com um novo tipo de dinheiro. Isso dispensaria a necessidade da existência de uma autoridade central, como acontece com as moedas convencionais.

Então, falando de forma simples, Bitcoin é uma moeda digital. E você pode ter essas moedas em uma carteira digital. Uma das grandes diferenças é que o bitcoin não possui uma moeda ou cédula física. Ele é inteiramente digital, formada a partir de um código único. Por isso, entra na categoria de criptomoeda.

O Bitcoin é fracionado em Satoshis. Um Satoshi é a menor fração ou parte de um Bitcoin. Para entender melhor esse conceito, pode-se fazer uma analogia com o real — 100 centavos equivalem a 1 real, ou seja, 1 centavo é a menor fração da moeda brasileira.

O mesmo ocorre com os Bitcoins, a grande diferença é que a criptomoeda é fracionada em muito mais vezes do que as moedas convencionais, como o real e o dólar.

A correspondência entre Bitcoins e Satoshis funciona da seguinte forma:

1 Bitcoin = 100 milhões de Satoshis;
0,5 Bitcoin = 50 milhões de Satoshis;
0,25 Bitcoin = 25 milhões de Satoshis.
Os Satoshis permitem que os usuários e investidores de Bitcoins não precisem, de fato, possuir um Bitcoin inteiro (1.0) para fazer uso do dinheiro digital — é possível ter frações da moeda e, mesmo assim, pagar por serviços e realizar transações com outros usuários.

O vídeo a seguir explica um pouco mais sobre o que são satoshis. Confira: {youtube}6d0VvuuLYiQ{/youtube}

compartilhe whatsapp

Baixe nosso aplicativobaixe app 

 

Gilberto Silva

Formado em Administração de Empresas

Editor do Divulga no Portal

Focado no uso do CMS Joomla