No module Published on Offcanvas position

Testemunhas de Jeová em todo o mundo são elogiadas pelo Papa Francisco

"Religião, política e futebol são temas que não se discutem", assim pensam muitas pessoas. Porém, esses são assuntos que não deixam de ser discutidos por muitos outros, mesmo que sejam assuntos polêmicos.

Atualmente, ouvi-se falar de muitas religiões e seus líderes religiosos. E nessa maré da história, o Papa Francisco, que entre tantos tem sido considerado por muitos um líder carismático, até mesmo pelos Não Católicos Romanos, vêm tentando reaproximar a igreja do seu rebanho por abrir por exemplo, um canal de comunicação com movimentos gays; com pessoas que representam ou praticaram abortos; conjuges que optaram pelo divórcio e também por reconhecer os desvios que a igreja cometeu contra o cristianismo no 1º século.

Segundo um jornal de destaque na Itália, a igreja Católica ressoou um "grito de alarme" porque anualmente cerca de 10.000 católicos se tonam Testemunhas de Jeová. Tendo em vista que os clérigos não querem perder seus adéptos, em especial para um grupo minoritário em quantidade, levantou-se a seguite questão: "Quais são as técnicas de sucessos utilizadas pela Testemunhas para angariar tantos adeptos?"

O papa aprovou que descobrissem quais eram a causas. “Sob o prisma religioso, os mais ágeis são de fato as Testemunhas de Jeová porque elas são muito bem treinadas e tem uma bíblia nas mãos sempre, disse o jesuíta italiano Giuseppe De Rosa. A conclusão semelhante chegou a revista jesuíta no Vaticano, La Civiltà Cattolica, quando escreve que “o 1.º motivo para a propagação do movimento são as estratégias de pregação feita de forma minuciosa, de casa em casa por indivíduos muito bem treinados para este fim e os mesmos estão convencidos da veracidade do que falam. O 2.º motivo é o poder de atração das boas novas do seu Deus Jeová, que é capaz de sustentar, satisfazer as demandas, anseios e desejos do ser humano nos instáveis tempos modernos”.

A mesma revista católica ainda aborda a existência de uma “3.ª razão para o êxito de crescimento das TJs, que é conferir aos seus membros uma acolhida fraterna nos seus locais de adoração”, o que faz total sentido, já que conforme algumas pessoas, elas dizem viver em um mundo competitivo e egoísta voltado para si próprio.

Diferentemente das religiões tradicionais, as Testemunhas de Jeová não ensinam sobre a existência de um inferno de fogo em que pessoas são atormentadas eternamente, pelo contrário, ensinam que na morte a pessoa simplesmente deixa de existir; volta a um estado de inatividade assim como era antes de nascer. Essa e outras doutrinas ensinadas pelas Testemunhas de Jeová, bem como o fato de mostrarem diretamente o que ensinam na bíblia faz com que muitos se tornem Testemunhas de Jeová, abandonando as religiões anteriores as quais não conseguiam entender ajudar seus adéptos a entender Esse Livro Sagrado.

Não é a toa uma verdade dita pelo próprio Papa Francisco: “a incoerência dos fiéis e dos pastores entre aquilo que dizem e o que fazem, entre a palavra e a maneira de viver, mina a credibilidade da Igreja.”

Veja também: Embarcação naufraga no mar Egeu. Criança é salva por voluntários.

 

C. Rocha