No module Published on Offcanvas position

Jornalista é alvo de racismo no Facebook

Uma jornalista do Distrito Federal foi alvo de racismo no Facebook, no último dia 24, após atualizar a foto de seu perfil na rede social. Cristiane Damaceno logo começou a ser alvo de comentários racistas, feitos por perfis falsos.

“Quanto está essa escrava?”, perguntou uma pessoa. Outra a chamou de “macaca” e houve também quem sugerisse chamar o Ibama. A lista de ofensas não termina por aí: “Quem deixou essa macaca fugir do zoológico?”, “Teve que acender todas as luzes da cidade para ela poder aparecer na foto”, “Fugiu da senzala?” e “Se reparar a cor do vestido é amarela porque lembra a banana para ela. Cor preferida do macaco”.

Os comentários logo geraram reações condenando o racismo e também alertando as autoridades policiais sobre o fato. Muitos apoiaram a jornalista e disseram para ela não se abater diante do que consideraram uma “covardia”. A beleza de Cristiane e sua semelhança com a atriz queniana Lupita Nyong’o foram citadas como forma de incentivo.

Cristiane não quis se pronunciar sobre o que aconteceu. Ela já entrou em contato com um advogado para saber como se posicionar diante do ocorrido:
- No momento, não estou podendo falar. Foi uma orientação do advogado. Ainda estamos nos ambientando e não temos definição ainda de como agiremos.

O caso de Cristiane ganhou grande repercussão em redes sociais e a foto, junto com os comentários, foi publicada em blogs e perfis na web ligados ao movimento negro. A foto de Cristiane tinha, até a manhã desta terça-feira, mais de 14 mil curtidas, de 11 mil comentários e de 320 compartilhamentos.

Fonte: Extra

Veja também: Menino faz funeral para o peixinho e se emociona na hora do adeus

Redação