No module Published on Offcanvas position

Vídeo - paciente toca violão enquanto médicos removem tumor do cérebro

Clique na imagem e assista ao vídeo. Foto: Reprodução/VídeoUm paciente de 33 anos tocou músicas no violão durante uma cirurgia para retirada de um tumor cerebral, em um hospital de Santa Catarina. Anthony Kulkamp Dias cantou músicas dos Beatles, Roupa Nova e uma composição própria durante o procedimento que durou quase nove horas, realizado em 28 de maio.

Anthony já está no quarto e deve receber alta nesta quinta-feira. Participaram da cirurgia seis profissionais, entre neurocirurgiões, anestesistas e uma fonoaudióloga.

Segundo o anestesista Jean Abreu Machado, os pacientes geralmente recebem a anestesia geral em procedimentos neurológicos. Porém, quando o tumor se encontra perto de áreas do cérebro responsáveis por funções como movimentos e fala, a interação com o paciente pode ajudar os médicos a perceberem se o procedimento afetou algum desses locais. "Assim, podemos otimizar tempo do médico, além de dar mais segurança para retirar mais partes do tumor", explica. O profissional diz que as sequelas do procedimentos podem ser as mais variadas, como dormências ou perda da capacidade de falar. 

Machado também explicou que o paciente recebeu uma anestesia local, aplicada em diversos pontos, como na base do crânio. Além disso, Antony recebeu medicações na veia para não sentir desconforto e dor. Durante a cirurgia, Anthony alternava as músicas com descanso orientado pela equipe médica. Em alguns momentos, recebia ajuda para segurar o violão.

O médico garantiu que o repertório agradou todos na sala de operações. "Pessoalmente, gostei mais da música que ele fez para o filho", diz. Anthony descobriu que estava com o tumor poucas semanas depois do nascimento do filho. "Você acaba se apegando aos pacientes, já que é bom convencê-los da importância de fazer o procedimento acordado", completa o médico. De acordo com o especialista, o procedimento com o paciente consciente garante resultados mais eficazes. Confira abaixo o vídeo:

De: Diário de Pernambuco.

{youtube}p_ql6WkrfYk{/youtube}

Veja também: Empresa pernambucana Zeca's Sorvetes é vendida para Creme Mel

Flávio Alves Silva