Guia Comercial Online de Carpina e Região

Perigo X Risco - Sabemos diferenciar?

Muitos ainda se confundem ao tratar de ambas questões. Será realmente que são a mesma coisa? Se não for, qual a diferença?

Pesquisas mostram que o conceito de perigo pode ser qualquer coisa potencialmente causadora de danos tais como: equipamentos, práticas de trabalho, métodos ou materiais.

Diferentemente, o conceito de risco é a possibilidade, reduzida ou elevada, de alguém sofrer danos provocados pelo perigo.

Vamos ilustrar para entendermos melhor!

Veja a imagem a esquerda.

Eminentemente ela configura um perigo, certo? Pois a fiação energizada exposta se caracteriza um perigo!

 

 

 

Agora vamos observar a imagem à direita.
O fato da pessoa ter colocado a mão na fiação para fazer algum tipo de ligação de equipamento em forma de improviso (gambiarra), caracteriza-se o risco que seria de choque elétrico.

Sabendo que o perigo sempre existirá (exceto se eliminar a fonte causadora que no caso seria retirar a eletricidade do local), podemos e devemos formar/colocar barreiras para que não possa vim a formar o risco. E como seria isso?
A imagem a seguir mostra como seria a barreira nesse caso.

A proteção da tomada é adequada pois isola o perigo de modo que qualquer pessoapoderá vir a manusear ou utilizar daquele daquele equipamento controlado perigo sem entrar em risco.

 

 

 

Vale salientar também que um dos meios de prevenção é a medida de controle sobre aquele perigo eminente, que nesse caso poderia ser em forma de comunicação: treinamentos, palestras, diálogos, etc.

 

 

 

Sorteio do Kit "Chora Paixão"

Informações como essas são importantes e precisam ser compartilhadas. Para estimular a divulgação dessas informações, convidamos você a participar de um sorteio de um kit do "Chora Paixão".

Para participar basta apenas compartilhar essa matéria no seu mural do Facebook e se cadastrar no link do sorteio (Casdastre-se Aqui no sorteio).